Como são as escolas no Japão


Olá kpoppers!

Tudo bom com vocês? Bom hoje é comemorado o Valentine's Day ou ''Dia dos Namorados'', mas que para mim não tem nenhum siginificado simbólico até porque eu não tenho namorado sad life. Maaas! para a minha alegria, por algum milagre divino nevou na região onde eu moro (que é algo muito difícil de acontecer) e eu tirei várias fotos, fiz um boneco de neve e fiz guerrinha com a minha amiga haha 

O post de hoje será bem longo, então caso você tenha preguiça de ler, leia outro post mais curtinho ou se prepare que tem muito texto pela frente!

Vamos lá?


Como são as escolas no Japão 


As escolas no Japão são bem diferentes do Brasil, tendo um método de ensino e organização diferenciados. 

Conhecemos seu funcionamento através dos animes que sempre mostram um pouco da sua realidade. Mas mesmo que você não seja fã das animações japonesas, com certeza já deve ter tido curiosidade de conhecer as escolas no Japão.


Como é dividida a educação japonesa?



Jardim de Infância (Youchien) – Primeiro estágio na educação no Japão, onde se encontram crianças de 3 a 6 anos (não é muito diferente do Brasil), tendo duração de três anos.




Escola Elementar (Shoogaku) – Nesta se encontram alunos de 6 a 12 anos (como se fosse o ensino fundamental I no Brasil), tendo duração de seis anos. 


Ela é obrigatória, sendo que a estimativa é que 99% das escolas elementares do Japão sejam públicas (o que explica sua qualidade). 

Sendo assim os alunos tem direito a um estudo gratuito, somente tendo que pagar pela alimentação e materiais pessoais, exceto os livros que são pagos pelo governo.

No entanto estudantes que não tem condições de pagar os materiais e a refeição, podem entrar em contato com a Secretaria Municipal no Japão e obter um auxílio financeiro, caso sejam aprovados.

Apesar da alimentação não ser gratuita ela é subsidiada pelo governo, os almoços contém pão, leite e um prato principal. Até durante a alimentação os alunos aprendem, sendo ensinados quanto a nutrição e educação durante a refeição, além disso, eles são responsáveis pela limpeza dos próprios pratos, por isso podem comer na sala junto com os professores.

Nas salas costumam ter 31 alunos, que são divididos em pequenos grupos com lições acadêmicas, disciplinares e de senso de responsabilidade. Alguns alunos são eleitos monitores, e assim ajudam a manter a ordem na sala e na escola.

Entre as matérias estudadas nesse período estão: língua japonesa, estudos sociais, aritmética e ciências, educação moral, artes, artesanato, música, trabalhos domésticos, educação física e língua inglesa.




Escola Média (Chuugaku) – Nesta escola encontram-se alunos de 12 a 15 anos (equivalente ao ensino fundamental II no Brasil), tendo duração de três anos. Como também é obrigatória, a maior parte dessas escolas também é pública, sendo que em cada sala ficam 38 alunos. 

Cada classe possui um conselheiro, um professor representante que fica encarregado de passar as informações aos alunos, organizá-los em excursões e orientá-los.

Ao contrário das escolas elementares que tem somente um professor que ministra a maior parte das matérias, há vários professores. 
E como em algumas escolas no Brasil eles usam diferentes materiais para tornar as aulas mais práticas e interessantes, como televisão, rádio e computadores. 

As escolas também possuem laboratórios, sendo que os alunos também são divididos em pequenos grupos.

Entre as matérias estudadas nessa fase, temos: língua japonesa, estudos sociais, matemática, ciências, música, artes, saúde e educação física, além de aulas diferentes como trabalhos domésticos e industriais, educação moral e cidadania. E ainda há grupos de atividades especiais, conhecidos como clubes, entre eles esportes, culinária, música, teatro, entre outros.



Escola Superior (Kookoo) – Nessa escola se encontram os alunos de 15 a 18 anos (equivalente ao ensino médio no Brasil), tendo duração de três anos. 

Mesmo não sendo obrigatória, a maior parte dos estudantes da escola média vão para a superior, sendo que todas são pagas, inclusive as públicas.

Para entrar na escola superior, os estudantes devem realizar uma prova eliminatória. Dá pra entender porque não é obrigatória, pelo que vemos nos animes parece ser muito difícil de entrar.

O modo como funciona não varia muito da escola média, sendo que há um representante de classe e ainda o presidente do grêmio estudantil, o qual ajuda a coordenar e orientar os alunos na escola, além de informar aos professores e diretores a visão dos estudantes sobre algum assunto relacionado à escola e que pode ser pauta de discussão.

Entre as matérias estudadas nesse período, temos: língua japonesa, matemática, ciências, inglês, história, geografia, atividades cívicas e economia doméstica, além de disciplicas específicas, as quais os alunos podem escolher, sendo que das áreas econômicas e industriais são as mais populares.

Observações: A quantidade de horas por aula varia de acordo com o dia e a matéria cursada, mas geralmente os alunos tem de 5 a 6 horas de aulas, fora as atividades extracurriculares e o clube. É comum vermos nos animes, alunos ficando pelo menos das 8 às 15 horas na escola, ou até mais. 

Mas claro que os alunos tem momentos de descanso, senão como aguentariam tanta horas de estudo, não é mesmo? 

Cada aula tem em média de 45 a 50 min, sendo que entre elas há um pequeno intervalo, fora as horas de estudo individual, em que os alunos tem a liberdade e estudarem sozinhos, isto é, uma oportunidade para conversar e distrair a cabeça, rs, rs. 


Como é o ano letivo no Japão?

As aulas começam em abril, sendo que o ano letivo é dividido em três períodos.

Ichigakki – abril a julho – sendo que em julho tem as férias de verão que correspondem de 30 a 40 dias.

Nigakki – setembro a dezembro – sendo que em dezembro tem as férias de inverno que duram somente duas semanas.

Sangakki – janeiro a março – sendo que em março tem as férias de primavera, e depois começa novamente o novo ano letivo em abril.


Como são os professores no Japão?


Os professores japoneses tem alta credibilidade no Japão, sendo que tem um nível alto, já que completaram o terceiro grau em pedagogia e tem licença para lecionar. 

Além dos professores da rede pública efetivados serem submetidos a um teste de seleção da Secretaria Provincial de Educação. E posteriormente realizam vários cursos suplementares para aprimorar ainda mais seus conhecimentos.



Bom gente, esse foi o post de hoje (que ficou bem longo por sinal) e espero que eu tenha tirado algumas dúvidas de vocês a respeito das escolas daqui.

Não sou muito expert no assunto porque eu estudo em uma escola para brasileiros e nunca estudei em nenhuma escola japonesa. Então...

Mas espero que tenham gostado do post e até a próxima!



bjs bjs ;*

3 comentários:

  1. Nossa que legal! Eu já sabia como que era, já que vi muitos animes e doramas colegiais, mas teve algumas coisas que eu vi no seu post que eu não sabia. Amei o post ^.^
    SHISUS! Esse gif é do Nakastu do Hana Kimi? AMOOOOOOOO D+ essse dorama!

    Asian World

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado hehe
      É ele mesmo! Hana Kimi é um dos doramas que mais amo <3

      Excluir
  2. Adorei o post, me tirou varias duvidas sobre a educação japonesa. E me trouxe varias informações novas. Assisto muito anime e alguns doramas, mais sempre há a dúvida se eles é assim mesmo na vida real.

    ResponderExcluir