Debate: Censura, proteção ou repressão?




Heeeey kpoppers! demorei um pouco para fazer um novo post mas estou aqui novamente, e peço desculpas pela ausência ç-ç

Como todo aluno do ensino médio, focar nos estudos e arranjar tempo para fazer o que gosta é um pouco complicado, o que explica esse tempinho que fiquei longe do blog, além do motivo de estar sem idéias haha

A partir de hoje darei início ao ''Debate'' que tem como intensão falar a minha opinião sobre alguns assuntos e também saber o que vocês pensam sobre o mesmo! E o tema escolhido para o primeiro debate foi: ''Censura, proteção ou repressão?'' é um tema um tanto polêmico e achei que daria um post interessante :3

Curioso(a)?

Então clique em ''mais informações'' para continuar lendo o/





Antigamente, o MOGEF (Ministério da Igualdade de Gênero e Família) bania certas músicas por terem um conteúdo que fosse prejudicial aos jovens, mas depois que o kpop ''estorou'' pelo mundo, alguns artistas decidiram bater de frente com a censura coreana.

E não são apenas as músicas que são censuradas não! Coreografias, dramas, filmes e até mesmo os figurinos fazem parte dessa ''total proteção'' quase sempre desnecessária. Vou mostrar alguns exemplos para a melhor compreenção ~ ~ ~



* ''Beep'' na música ''That XX'' do G-Dragon

G-Dragon teve que colocar um beep no lugar de 그 새끼baixei até a versão sem o barulho porque me irritou muito D:


* ''Very Hot'' da HyunA 

É uma das censuras que mais me deixou de boca aberta, afinal ''condenaram'' a música pelo simples fato de ter o mesmo nome de um app de smartphone, tipo e daí?!


* SISTAR ''How dare you'' x After School ''First Love''

Há algum tempo atrás Sistar foi proibido de realizar a coreografia do Pole Dance, enquanto After School (que eu saiba) não teve quase nenhum problema sobre o mesmo.


* Boné da Sunny em ''Dancing Queen''

Esse também não foi a muuuuito tempo atrás, onde ocorreu uma pequena polêmica que envolvia o boné que a Sunny usou em ''Dancing Queen''. Mas o que tinha de errado com o boné??

Bom, mas uma censura desnecessária... No boné estava escrito ''Welcome Mother F*ckers'', e por causa desse mínimo detalhe (que eu particularmente nem reparei) o MV teve que ser alterado.


Outros exemplos são as músicas de BEG que são sensuradas por abordarem temas mais ''adultos'', e outras coreografias ''sensuais'' como ''So Cool'', ''Pandora'' e ''Mirror Mirror''...


Mas com as restrições de certas coisas, muitos grupos acabam sendo limitados de tentarem inovar, mostrar um novo lado do idols com novos estilos músicais e visuais. Se for pensar por esse lado, a censura ao invés de tentar protegê-los acaba se tornando algo maléfico e muitas vezes chato para ambos os lados.



E você kpopper? O que acha dessa medida tomada pelos coreanos em relação a censura? Isso os protegem ou os reprimem?


Bom gente, tentei recompensar a minha ausência fazendo um post mais longo que o normal! o que acharam? Vou ficando por aqui porque os trabalhos escolares me esperam ç-ç




BYE ~ ~ ~




4 comentários:

  1. Como todo mundo sabe, na Coréia tudo é motivo de censura. MV tem a letra muito ousada, precisa censurar. A dança é muito ousada, precisa censurar. Agora, quando realmente precisam censurar alguns MVs, não censuram. Isso me deixa com muita raiva, muita raiva mesmo.
    O que mais me deu raiva é porque mudaram o MV de I Got a Boy só por causa do boné da Sunny. Acho que ninguém havia percebido isso, mas não, precisamos mudar.
    Kiss ~
    sibeleekpop.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! Parece que existem pessoas que só assistem os clipes para arranjar assunto para reclamar D; antes fosse algo muito ousado, mas não, eles ficam intrigados pelas coisas pequenas que quase ninguém da atenção e nem se preocupam muito.

      bjs bjs <3

      Excluir
  2. Eu não concordo com a censura, acho que privar as pessoas de se expressarem e privar os jovens de verem isso não fará muita diferença. Os jovens vão fazer ver isso algum dia de qualquer modo.

    Obs: Aceita afiliação? Responde no meu blog ^^

    ice--queen.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que ultimamente Coreia está tentando proteger demais a imagem de certos idols ._. Está certo que tem algumas coisas que merecem serem censuradas, mas muitas vezes eles passam dos limites...

      Excluir